Tofu com leite de côco
Estou de volta ao blog e à rotina. Depois de um breve período retirada eis que regresso então ao sitio onde recarrego todas as baterias: a cozinha! Desta vez trago-vos uma nova receita com tofu com uma espécie de molho à bulhão pato agridoce. Quem não for fanático por sabores agridoces é melhor não juntar o leite de côco e ficar-se só pelo molho à bulhão pato. Eu pessoalmente adorei o contraste e com os coentros frescos no topo então, ficou mesmo uma delícia! Quem tiver miúdos “rouba” mais no vinho mas eu como estava sozinha abusei bem dos temperos na marinada.
Ingredientes:
– 250g de tofu partido em cubos
– 200ml de leite de côco (podem colocar mais ou menos consoante o gosto)
– 1 cebola roxa cortada às rodelas
– 4 dentes de alho esmagados e picados
– 3 folhas de louro
– 1/2 copo de vinho branco
– sumo de 1 lima ou limão
– 1 mão cheia de coentros frescos
– 1 colher de café de curcuma
– pimenta preta
– azeite
Como se faz o tofu com leite de côco?
1. Coloca-se o tofu a marinar com as folhas de louro partidas, coentros frescos, os alhos, o sumo de lima ou limão, a pimenta, o vinho branco e o azeite. Tapa-se e reserva-se no frigorífico. Quanto mais tempo ficar a marinar mais sabor terá mas não será necessário marinar de véspera..
2. Aquece-se bem um wok ou uma frigideira antiaderente e colocam-se as rodelas de cebola a dourar num fio de azeite,quando a cebola estiver transparente colocam-se os cubos de tofu a dourar também. Vai-se mexendo com a colher de pau com cuidado para que os cubos não partam.
3. Depois junta-se a água da marinada (sem os coentros e sem os alhos) e mexe-se novamente. Tapa-se e deixa-se cozinhar um pouco para reduzir ou evaporar o molho.
4. Coloca-se o leite de côco e a curcuma e envolve-se bem. Deixa-se cozinhar um pouco mais (2 – 3 minutos) para o tofu poder absorver o sabor do leite de côco.
5. Por fim colocam-se os coentros frescos picados da marinada e está pronto a servir. Eu normalmente descarto o alho pois acho que o alho resulta bem na marinada mas depois não combina bem na mistura agridoce, prefiro a cebola roxa, no entanto se pretenderem usar o alho podem colocá-lo a refogar juntamente com a cebola.