Gomas caseiras saudáveis e sem açucar

Gomas caseiras saudáveis e sem açucar

As gomas são a perdição de quase todos os miúdos mas são do piorio em termos de valor nutricional. Neste artigo, além de uma receita de gomas saudáveis que vos vou ensinar a fazer, vou-vos mostrar o que pode esconder um ursinho lindo, colorido e fofinho que está dentro de um pacote de gomas para crianças (e adultos).

Mas afinal de que são feitas as gomas?

A grande maioria das gomas que se encontram à venda por aí têm como um ingrediente-base a gelatina. E de que é feita a gelatina? As gelatinas comuns (exceto as de origem vegetal) disponíveis no mercado, promovidas muitas vezes como um produto saudável, apenas por serem pouco calóricas, são feitas a partir da pele, das cartilagens e dos ossos de animais, designadamente de suínos. Sim, isto é mesmo verdade. Por aqui já dá para perceber que estamos a falar de um produto nulo em termos nutritivos.

E quanto aos restantes ingredientes? 

Ora vamos dar uma olhada aos ingredientes de um pacote de gomas ao acaso. A saber:

Xarope de glucose, água, açúcar, amido de milho, gelificantes, gelatina, pectina, adicidificantes, aromas, reguladores de acidez, extrato de spirulina e corantes artificias diversos. 

Assim, para além da gelatina proveniente de animais, as gomas são formadas por:

  • Açúcares – No exemplo de cima temos de dois tipos: xarope de glucose e açúcar propriamente dito. E reparem só que são dois dos três ingredientes principais.
  • Polissacarídeos (pectina) – Que agem como estabilizadores dos extratos de frutas em suspensão.
  • Acidificantes (ácido cítrico, ácido málico e citratos de sódio) – Que podem ser nocivos para o sistema digestivo.
  • Proteínas vegetais (spirulina) – Neste exemplo a spirulina, uma alga encontrada em rios e lagos, é o único ingrediente com algum valor nutricional neste rótulo.
  • Corantes artificiais – Para dar a cor, sendo que aqui pode ser qualquer coisa porque na palavra “artificial” cabe tudo e mais um par de botas.

 

Será que a maior parte das pessoas tem a consciência disto ao oferecer um pacotinho de gomas nas festas de aniversário dos miúdos? Sinceramente não me parece.

 

Existem gomas vegan?

Sim, existem no mercado alternativas vegetais às gomas e gelatinas tradicionais, para quem ainda assim quiser continuar a oferecer aos miúdos, mas a questão dos açúcares e dos outros ingredientes é basicamente a mesma. Aqui não se trata somente da proveniência do ingrediente: gelatina, trata-se de um conjunto de outros ingredientes que não têm qualquer aporte nutricional.

Por aqui o mais novo nem sabe o que é uma goma e o mais velho provou a sua primeira goma com 5 anos numa festa de aniversário e nunca mais comeu. E ele, que até nem gosta de nada doce, curiosamente gostou da goma. Mas assim que lhe expliquei de que eram feitas, disse-me que nunca mais queria comer.

As marcas não fazem nada ao acaso, já se sabe, e acabaram por criar um produto colorido e fofinho, de textura macia e com formas apelativas para seduzir os miúdos. Mas aqui em casa não têm sorte nenhuma, nem gomas vegan nem sem ser vegan, tenho dito. Eles até podem experimentar depois quando forem maiores, mas não serei eu a dar-lhes com toda a certeza.

Vamos então sem mais demoras à receita das gomas caseiras:

Já tinha experimentado há algum tempo fazer gomas destas mas nem sempre ficavam no ponto, mas desta vez ficaram impecáveis e eles adoraram.

Para quem acha que dá trabalho, esqueçam, demora 10 minutos a fazer e solidificam em menos de 1 hora. Não há mesmo desculpa para não fazerem. E ainda pode ser feita com os miúdos agora em casa. Embora dependa um pouco da idade deles, pois o preparado irá ter de ferver. Cá em casa o de 6 fica a mexer a gelatina e o de 2 a ver, eu depois enformo e desenformo, e no final eles comem tudo e eu fico a ver navios! 

Estas gomas são completamente saudáveis, só levam sumo de fruta e agar-agar, uma alga que tem um poder gelificante depois de fervida. Embora não seja muito fácil encontrá-la à venda em supermercados comuns, podem ver em supermercados bio ou lojas online como a Efeito Verde (vejam aqui). Espero que os vossos miúdos gostem!

 

Ingredientes 

  • 250 ml de sumo de maçã ou outro (rende ± 30 gomas das do tamanho que vêem na imagem)
  • 1 colher de sopa de agar-agar em pó

 

Como se fazem as gomas caseiras?

  1. Coloca-se o sumo num tacho, adiciona-se a agar-agar, mexe-se e leva-se ao lume para levantar fervura, mexendo para não pegar ao fundo. A mistura deve ferver entre 3 a 5 minutos.
  2. Coloca-se o preparado em forminhas de gelo ou numa forma grande (para depois de solidificar se cortar em quadradinhos) e leva-se ao frigorífico até solidificarem (cerca de 1h).

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *