A Energia Solo segundo a Macrobiótica
A filosofia Macrobiótica baseia-se na teoria das 5 transformações, também designada de 5 movimentos ou 5 elementos, em que assentam também outras filosofias orientais, nomeadamente a Medicina Tradicional Chinesa. O conceito das 5 Transformações é aplicado para conhecer e compreender melhor a natureza dos alimentos, a sua relação com o nosso corpo, e como tirar o máximo partido de cada alimento e método de confecção em benefício da nossa saúde.
A base desta teoria, assenta na premissa de que tudo está em constante mudança e de que existe um equilíbrio dinâmico que sustenta estas alterações, denominada de homeostasia. Este equilíbrio acontece tanto no ambiente, no ecossistema, como em nós, no nosso organismo.
Os 5 elementos são: Água, Madeira ou Árvore, Fogo, Terra ou Solo e Metal.
A natureza reflete o equilíbrio de forma simbiótica e perfeita através destas 5 transformações, numa dinâmica sistémica:
- A Água rega as plantas (Madeira/Árvore),
- As plantas alimentam o Fogo,
- Que nutre o Solo,
- E que dará vida ao Metal.
As 5 Transformações e as Estações do Ano
Se olharmos para as Estações do ano podemos ver que a cada estação corresponde também uma transformação, exceto à estação verão que conta com duas. Assim, a energia Madeira corresponde à primavera, a energia fogo ao verão (pico do verão), a energia Solo ou Terra ao final do verão, a energia Metal remete-nos para o Outono e a Energia Água para o Inverno. Neste momento estamos a viver a Energia Solo.
O que é a Energia Solo?
Solo representa terra firme, casa, abrigo, raízes, estabilidade e harmonia. É uma energia descendente do Fogo aceso do verão, que convida a planear, organizar, repensar, ordenar e preparar o corpo e a mente para o recolher do Outono.
Trata-se de um estado energético mais concentrado e que está associado ao anoitecer. Solo é também a Mãe que nutre, que cuida e que trata, por isso os alimentos que estão associados a esta transformação são produzidos no solo, a cor associada é o Amarelo e o sabor é o Doce.
Apesar de, mais recentemente, a transformação solo estar associada ao final do Verão (ou Verão tardio) inicialmente ela estava no centro. Deste modo a Transformação Solo está associada à transição entre as outras Transformações e estações.
Quais são os alimentos que favorecem a Energia Solo?
Os alimentos que beneficiam a energia solo são cereais integrais e vegetais redondos, raízes, e fermentados que nos trazem de volta ao nosso centro, ao nosso equilíbrio. A saber:
- Grão de bico
- Millet
- Couve, couve-flor, abóbora, nabo, cebola
- Fermentados (Picles)
Quais os órgãos associados à Energia Solo?
Os órgãos associados à Energia Solo estão ligados à digestão, ao sistema imunitário e ao controlo do metabolismo do açúcar. São eles
- Baço
- Pâncreas
- Estômago
- E também Sistema Linfático.
Quais os problemas de saúde relacionados com a Energia Solo?
Os distúrbios mais comuns associados à Energia Solo são:
- Hipoglicemia
- Diabetes
- Problemas de estômago;
- Alergias
- Doenças autoimunes.
A Energia Solo e as Emoções
Por se tratar de Solo/Terra a primeira palavra que surge quando estamos diante de alguém com esta energia em equilíbrio é: Estabilidade. Ela também fala sobre segurança, enraizamento: “ter os pés bem assentes na Terra”, como se costuma dizer.
A Energia Solo e o Feminino
Sendo vista como a Mãe, a Energia Solo está muito associada à capacidade de compreensão, de entrega, de compaixão e rege também a sexualidade feminina. Num campo mais pessoal ela fala também acerca dessas capacidades vividas nos relacionamentos, da confiança, de questões associadas à fertilidade e da maternidade.
Nutrir a Energia Solo e os órgãos associados é extremamente importante para mulheres acima dos 40, que começam a experimentar uma fase de transição mais profunda como a aproximação da menopausa.
Como identificar a Energia Solo em desequilíbrio?
- Problemas a nível de sexualidade feminina
- Estados ou pessoas com mais tendência a depressões, queixas, vitimização
- Estados ou pessoas sem motivação, que se queixam e que pedem constantemente a atenção dos que as rodeiam.
O que pode desgastar a Energia Solo?
De um modo geral a Energia Solo é afetada por:
- Falta de contacto ou de conexão com a Natureza e os seus elementos
- Uso excessivo de tecnologia
- Exposição a produtos ou agentes químicos
- Ar condicionado
- Trabalho demasiado exigente ou em excesso
- Betão armado que amplifica campos eletromagnéticos
- Fibras sintéticas em contacto direto com o corpo;
- Dar em excesso
Quais os alimentos que mais prejudicam a Transformação Solo?
- Laticínios
- Açúcar (de todos os tipos)
- Alimentos frios
- Produtos químicos sintéticos
- Alimentos refinados (não integrais)
- Produtos de pastelaria ricos em gordura e açúcar
- Bolachas e alimentos feitos com farinhas no forno
- Refeições pesadas
- Alimentos muito cremosos
- Comer em demasia e de forma desregrada.
Um Prato típico da Energia Solo
O nosso caril de grão pode ser uma boa opção para estes dias de Solo. Para o tornar mais aconchegante, podemos retirar o leite de coco e usar abóbora Hokaido em vez de cenoura.
Para acompanhar podemos usar chucrute ou outros picles caseiros para ajudar na digestão.