Escalda Pés: O que é e para que serve?
O escalda pés é uma prática ancestral, reconhecida pelas suas propriedades terapêuticas e relaxantes. As suas origens remontam às civilizações antigas, como Grécia e Roma, onde era utilizado não apenas como um momento de relaxamento, mas também como uma prática social e de purificação.
O que é o Escalda Pés?
Este ritual milenar vai além do relaxamento dos pés. Segundo antigas tradições, é um método de conexão entre corpo e mente, que promove não só o alívio do stress e da fadiga física e mental, mas também trata questões de ansiedade, dores nas pernas, problemas de circulação, enxaquecas e dores de cabeça, gripes e constipações e atua também nas nossas emoções, pois ajuda a eliminar toxinas através da pele. Trata-se de um processo de purificação, ao escaldarmos os pés, arrefecemos a mente.
A imersão dos pés em água quente, sal e ervas não só proporciona conforto, mas está também relacionada com conceitos de acupuntura e reflexologia que sugerem que os pontos nos pés estão ligados aos órgãos internos do nosso corpo, e ao estimulá-los estamos também a tratá-los.
Quais os benefícios do Escalda Pés?
- Promove o relaxamento localizado na zona dos pés que se expande até à mente.
- Afeta de forma positiva o equilíbrio energético do corpo. Ajudam na preservação da energia ancestral, especialmente relacionada com os rins, que por sua vez estão ligados à vitalidade e à emoção do medo.
- Pode ajudar a equilibrar a humidade corporal, influenciando também o baço e o pâncreas.
- Oferecem um meio de tratamento via terminais nervosos, presentes nos pés, para dores e lesões em diversas partes do nosso corpo.
Como fazer um Escalda Pés?
A sua preparação envolve uma bacia com água quente, sal grosso e ervas (como por exemplo camomila, alecrim e/ou alfazema), cada uma com propriedades terapêuticas. No entanto pode-se optar pela sua forma mais simples (água com sal marinho). Vamos ver um exemplo de preparação passo a passo.
- Aquecer água e colocar num alguidar. A temperatura da água deve ser a princípio muito quente, diria mesmo insuportável.
- Deve-se ir colocando os pés aos poucos, resistindo à temperatura da água.
- Por fim faz-se a imersão dos pés por cerca de 20 a 30 minutos ou até ser confortável.
Para tornar este momento ainda mais completo é possível criar um ritual com música relaxante, incenso e até uma esfoliação prévia dos pés para remover células mortas e melhorar a absorção de todos os benefícios do Escalda Pés.
Variações e tipos de Escalda Pés
As variações do Escalda Pés dependem das ervas utilizadas. Ervas calmantes, como camomila e alfazema por exemplo, promovem uma sensação de maior relaxamento, enquanto o alecrim e a hortelã, por exemplo, estimulam e melhoram a circulação sanguínea.
Adicionalmente podem ser utilizados óleos essenciais para criar uma experiência sensorial mais intensa, ampliando os benefícios terapêuticos do ritual.
O Escalda Pés, embora remonte a tempos antigos, continua a ser uma prática válida e que devíamos introduzir na nossa rotina, sobretudo nos meses de inverno, para o nosso bem-estar físico e emocional. Como pudemos ver neste artigo, os seus benefícios vão além do simples relaxamento dos pés, abrangendo tratamentos terapêuticos que conectam mente, corpo e emoções, tornando-o um ritual milenar de profunda importância para a nossa saúde integral.
Que artigo maravilhoso! Adorei <3
Obrigada Sónia! Um beijinho. Linda
Adorei este artigo, e o da quinoa tb! Maravilhoso <3
Muito obrigada. <3