Tofu caseiro

in Almoço e Jantar 24 de October de 2015

Comprar tofu é mais fácil, sem dúvida, mas fazê-lo em casa não é um bicho de sete cabeças nem leva assim tanto tempo quanto se possa pensar. Nós começámos a fazer tofu caseiro, de forma mais regular, desde que viemos para Malta viver. Aqui não se encontra tofu fresco com facilidade, aliás, nunca encontrámos nem em supermercados nem em lojas de especialidade. O nosso tofu feito em casa fica igual (ou até mesmo melhor) do que o de compra com a grande vantagem de ser mais barato, para além de que o podemos temperar ao nosso gosto e controlar a sua consistência. Pode-se fazer uma versão mais macia, deixando menos tempo a escorrer, portanto com mais água, para os iogurtes de tofu macio por exemplo, ou uma versão mais consistente para cozinhar. Deve-se dispor para o efeito de um recipiente de plástico com furinhos para deixar o tofu a escorrer. Nós fizemos uns furinhos num tupperware (não oficial) que destinámos apenas para escorrer o tofu. Nós fazemos o leite de soja caseiro e depois, a partir deste, o tofu, mas pode-se fazer também com leite de soja de compra, no entanto a versão-totalmente-caseira fica muito melhor (e mais em conta)!

 

Ingredientes

Para o leite de soja (cerca de 2l)

– 250g de feijão de soja demolhados de véspera

– 2l de água

Para o tofu

– leite de soja
– 2 colheres de sais de epsom (sulfato de magnésio) ou nigari

 

Como se faz o tofu caseiro?

1. Descarta-se a água de molho do feijão e adicionam-se os 2l de água, tritura-se tudo e leva-se ao lume (médio) cerca de 10 min. Deve-se ir mexendo regularmente para não pegar ao fundo. Aqui deve-se ter algum cuidado para não deixar ferver pois, tal como o leite, pode subir e sair fora da panela. Depois deixa-se arrefecer e coa-se com um pano.

2. Leva-se outra vez ao lume (±7 min) – tendo o mesmo cuidado para não deixar ferver –  e deixa-se arrefecer mais um bocado (até ao ponto de colocar o dedo sem queimar). Adicionam-se 2 colheres de chá de sais de epsom ou magnésio e deixa-se repousar mais uns 30 min. Aqui podem-se adicionar especiarias para temperar o tofu.

3. Coloca-se um pano dentro de um recipiente com furos, de seguida junta-se o tofu e prensa-se com um peso. O tempo que o tofu fica a escorrer o soro vai depender da consistência que se pretende para o mesmo. Se se pretender fazer tofu macio, por exemplo, deixa-se menos tempo a escorrer. Eu deixo cerca de 2-3 horas para uma consistência mais firme para cozinhar.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *