Tudo sobre o nabo e os seus benefícios
É uma planta da família das crucíferas (couves), uma raiz super versátil e pouco consensual. Na alimentação mediterrânica é menos explorado, sendo maioritariamente consumido em sopas ou cozido (no cozido à portuguesa), no entanto existem muitas maneiras de consumir nabo e beneficiar das propriedades deste poderosos alimento na nossa dieta. Na Medicina Oriental e na Macrobiótica o nabo é um aliado poderoso para ser consumido ao longo do ano, mas que tem especial destaque na estação da Primavera, pois promove uma limpeza do fígado e da vesícula.
O seu sabor é intenso e um pouco picante e amargo se cru, e quando o consumimos com a sua rama, estamos a potenciar ainda mais os seus benefícios, pois a rama atua na limpeza dos pulmões (tosses e bronquites) e a raiz na do fígado. De tal forma que consumir o nabo na íntegra traz imensos benefícios para a nossa saúde. Quando cozido o nabo torna-se doce e está incluído na categoria dos vegetais doces na medicina oriental.
Quando consumido com regularidade o nabo ajuda a fortalecer o sistema imunitário e melhora o aspeto da pele.
O caldo de nabo é um remédio caseiro muito utilizado, um tónico incrível para desintoxicar, limpar o fígado e o nabo ralado num prato mais pesado ajuda na digestão das gorduras. É comum vermos pratos de tempura ou sushi com nabo ralado ao lado, precisamente para este efeito. Gosto de colocar uma gota de shoyou e adicionar aos meus pratos e gosto ainda de fazer tostas finas de nabo cru e barrar com um patê caseiro.
Como escolher nabos?
Para quem não pode apanhar da horta os seus próprios nabos deixo abaixo algumas dicas sobre como escolher na hora de comprar:
- Verificar a firmeza – Ao escolher o nabo é importante verificar que este está firme mas não rijo demais pois pode estar já um pouco fibroso. Isto pode acontecer com alguns nabos apanhados mais tardiamente.
- Optar pelos nabos mais pesados e com raízes menores – Pode ajudar a garantir que esta raiz esteja mais macio.
- Escolher os que possuem as ramas mais frescas – As folhas do nabo também precisam te ter um aspeto fresco, verde vivo e sem manchas.
Como conservar nabos?
No frigorífico ou no congelador – Os nabos duram imenso tempo no frigorífico e podem também ser congelados para usar em sopas ou preparados que depois irão ser passados. As ramas devem ser consumidas de imediato pois estragam com mais facilidade.
Como arranjar nabos?
- Separar as ramas do tubérculo e reservar as ramas num saco e colocar no frigorífico para consumir em apenas dois ou três dias.
- Lavar e escovar os nabos com uma escova de vegetais.
- Secá-los bem e colocar num saco de pano para vegetais no frigorífico.
Diferentes formas de consumir nabos no Verão e no Inverno
No verão:
- Cru ralado em saladas
- Cru em fatias como se fossem tosta barrado com húmus, guacamole, pesto ou miso doce ou outro patê caseiro.
- Ralado para acompanhar pratos mais pesados.
- Salteado com alho e um pouco de shoyou
No Inverno
- Escaldado em fatias médias
- Em caldo para consumir como tónico que ajuda na limpeza e descontração do fígado.
- Num cozido de vegetais
- Ralado cru para acompanhar pratos mais pesados.