Salada de couscous ao estilo marroquino
Esta salada de couscous faz-me viajar até aos sabores de Marrocos, daí o título que escolhi para a receita. É super rápida e fácil de fazer e tem um sabor muito bom e super exótico. A única coisa que demora aqui é mesmo o processo de cozer o grão porque de resto o prato prepara-se em 15 minutos apenas. É uma refeição completa, tem tudo numa simples salada, e pode/deve ser comida fria. Também é muito prática para transportar, levar para o trabalho por exemplo ou para um piquenique, que é o que eu vou fazer hoje!
A receita não tem grandes segredos, mas deixo deixo algumas dicas:
- Amendoins – Usei amendoim cru e torrei no forno, para não usar amendoins fritos com demasiado sal. Caso não tenham amendoins podem usar amêndoas torradas que também já experimentei e combina igualmente bem.
- Laranja – Não devem tentar reproduzir esta salada se não tiverem laranja, não fica igual, não há hipótese. A laranja é mesmo o ingrediente-chave desta salada de couscous ao estilo marroquino, tanto pelo seu sumo quanto pela sua raspa (que é aqui o ingrediente secreto) que faz toda a diferença.
- Sultanas – As que vêem na foto são escuras porque eram as que tinha em casa, mas costumo prepará-la com as brancas e acho que fica ainda melhor.
Espero que gostem tanto como nós.
Ingredientes
Para 2 pessoas
- 2 chávenas de couscous cozido (1 chávena cru)
- 1 chávena de grão-de-bico cozido
- 1 cebola cortada em quartos de lua (100g)
- pimento vermelho (40g)
- 1/4 chávena amendoins torrados
- 1/4 chávena de sultanas
- sumo e raspa de 1 laranja
- 1 colher de chá de azeite
- 1 colher de chá de curcuma
- 1 colher de café de pimenta preta
- 1 colher de café de sementes de cominhos (se usarem em pó, coloquem metade)
- folhas de menta picadas (5g)
- salsa picada (5g)
- sal a gosto
Como se faz a salada de couscous ao estilo marroquino?
- Coloca-se o couscous numa taça e cobre-se com 1 ½ chávenas de água a ferver, tapa-se e reserva-se.
- Entretanto, numa frigideira antiaderente coloca-se um fio de azeite com a cebola picada e refoga-se um pouco. Junta-se o pimento e deixa-se refogar mais um pouco . Tempera-se com as especiarias (curcuma, cominhos, sal e pimenta preta) e deixa-se cozinhar um pouco para as especiarias libertarem o seu aroma. Junta-se o grão-de-bico, envolve-se e deixa-se cozinhar por 2-4 minutos mexendo para que incorpore bem os sabores. Tapa-se e reserva-se.
- Depois do couscous e da mistura arrefecerem misturam-se ambos os preparados numa taça de salada. Junta-se o amendoim torrado, as sultanas, as ervas (salsa e menta), a raspa da laranja e rega-se tudo com o sumo da mesma laranja.
- Envolve-se tudo muito bem e se necessário retificam-se temperos.