Couve-rábano com cenoura no forno
Mais uma receita com couve-rábano. Não se nota nada que sou super fã desta “senhora”, pois não? Enquanto é época todas as semanas ela é presença assídua cá em casa, ora no frigorífico, ora na nossa mesa! Este prato de couve-rábano com cenoura no forno é rápido e fácil de preparar. Acompanhei com bulgur e salada de agrião.
Ingredientes
– 1 couve-rábano branca cortada em quadrados
– folhas da couve-rábano picadas
– 1 alho francês cortado às rodelas
– 2 cenouras cortadas às rodelas
– 2 folhas de louro
– 2 colheres de sopa de molho de soja (Shoyou)
– pimenta preta
– sementes de aipo
– azeite
Como se faz a couve-rábano com cenoura no forno?
1. Forra-se o fundo de uma travessa com azeite e a soja e mexe-se para se misturarem bem.
2. Coloca-se o alho francês e o louro, depois a bola da couve-rábano, a cenoura e por fim as folhas da couve. Tempera-se com a pimenta e as sementes de aipo.
3. Mexe-se tudo muito bem para os legumes incorporarem o tempero. Este passo também é importante para as folhas da couve ficarem no fundo da travessa bem mergulhadas no azeite para não secarem. Leva-se ao forno – pré-aquecido a 200º – para assar.
Como usar o rabano
Olá João,
Esta couve é a couve-rábano, um pouco diferente do rábano. Ela pode ter uma forma arredondada com folhagens verdes no topo e ser de cor mais esbranquiçada ou pode ter uma forma mais semelhante à do rábano e ser roxa. Pela minha experiência a roxa é mais amarga que a branca. Ela pode ser usada na cozinha cozinhada ou crua (em saladas por exemplo). Quando cozinho a branca não costumo tirar a casca, ela é bem fina e nutritiva. Quando uso a roxa normalmente retiro, pois esta é um pouco mais rija. Pode-se usar da mesma forma que se usa a branca, no entanto ela não é tão suave quanto a branca e pode adulterar alguns sabores, a branca sim é bastante neutra e combina bem com muitos alimentos. Se pesquisar por “couve-rábano” aqui no blog vai encontrar algumas receitas que pode experimentar fazer em casa. Espero ter ajudado! 🙂