Favas sem chouriço
Cá em casa todos adoramos favas. Quando chega a altura delas comemos até enjoar. Quem as costuma cozinhar normalmente é o meu marido, às vezes até na panela de pressão, bem temperadinhas com especiarias e um pouco de chouriço vegetariano ou de seitan. Mas aqui no Alentejo aprendi a fazer uma receita de favas tão, mas tão boa, que dispensa qualquer chouriço, seitan ou outros equivalentes do reino animal. Garanto que os mais céticos ficarão rendidos a este sabor divinal que é dado pelos ingredientes que são usados no ramo (boneca como aqui se diz) que é colocado no interior da panela.
A boneca (vejam na foto abaixo) é feita com folhas de alho verde (fresco), hortelã e coentros espigados. Os coentros apesar de dizer a sabedoria que devem ser espigados, podem não estar. O que é mais difícil de encontrar à venda é mesmo o alho fresco, mas aqui no Alentejo entre pessoas conhecidas e a própria mercearia onde compro as favas, sempre consegui sem dificuldade. A hortelã acaba por conferir um toque especial que sobressai de forma genial dos restantes ingredientes.
Estas favas à moda do Alentejo, que me foram dadas a conhecer pela mãe de um amigo de Ferreira do Alentejo, estão sem dúvida no top das receitas de favas cá em casa. E esta estação quem me mandou à fava foi o marido, pois foi sempre a mim que me coube cozinhá-las desta forma! Já não queremos saber de mais nenhuma receita com chouriço. Atrevam-se a provar!
Ingredientes
Para 4 pessoas
- favas frescas (800g)
- 5 dentes de alho esmagados e picados (25g)
- 4 colheres de sobremesa de alho em pó
- 2 folhas de louro
- 3 chávenas de água ou caldo de legumes (ou mais até cobrir as favas)
- sal qb
- azeite qb para o refogado
Para a boneca
- folhas de alho fresco (5g)
- 1 ramo de coentros espigados (20g)
- 1 ramo de hortelã (15g)
- 1 guita para amarrar
Como se fazem as favas sem chouriço?
- Num tacho doura-se o alho com folhas de louro em azeite.
- Coloca-se de seguida a boneca e as favas por cima (sem água) e deixa-se cozinhar (cerca 7 min.) para as favas suarem um pouco.
- De seguida junta-se metade da água e o sal, mexe-se as favas, tapa-se e deixa-se cozinhar mais um pouco (cerca de 2 min.).
- Cobrem-se as favas com a água/caldo, deixando-as cozinhar em lume médio até ferver.
- Depois de ferver, adiciona-se o alho em pó, mexe-se e diminui-se o lume. Deixa-se cozinhar por mais 35 – 45min. ou até as favas ficarem tenras.
- Aguarda-se 5 minutos tapadas e estão pronto para servir.