Bowl de quinoa com maçã e nuts
A foto desta receita foi a escolhida pela Andrea Franco para a divulgação do mini Plano Primavera Vegetariano (estrito) que criei para o Simplify Eat e que foi lançado na passada sexta-feira, 1 de Maio.
A Andrea convidou-me para dar forma a um plano 100% vegetal para integrar essa oferta no Simplify Eat e eu disse imediatamente que sim. De facto era algo que já pairava no ar há algum tempo e havia uma vontade de ambas as partes para seguir com esta ideia avante.
Mal imaginava eu que na altura de o preparar e lançar estaria em casa com duas crianças a trabalhar… Pois bem como desistir não é palavra para mim, nem para a Andrea, conseguimos mandar cá para fora um mini Plano Primavera Vegetariano (estrito) com 10 receitas rápidas, práticas, simples, nutritivas e deliciosas que usam apenas produtos sazonais.
As vantagens? Mais planeamento, organização, poupança de dinheiro e de tempo e menor desperdício alimentar.
Quem quiser saber mais sobre este plano pode clicar neste link e terá acesso a toda a informação.
Sobre esta Bowl de Quinoa
Sobre a receita que trago hoje só vos digo que é deliciosa e fácil de fazer. É só mandar para a bowl de quinoa todos os ingredientes, temperar e já está!
Aqui o ingrediente secreto é o molho agridoce de tahine. O tahine é uma pasta de sementes de sésamo muito usada no Médio Oriente como complemento de muitos pratos salgados e doces. Como tem um sabor intenso acaba por ser um alimento menos consensual. Neste molho em particular adicionei o maple syrup precisamente para atenuar essa intensidade e o sabor do tahine não se sente demasiado, mas está lá. Se não gostarem de tahine podem substituir por qualquer molho agridoce que gostem ou por um molho vinagrete simples com a mesma quantidade de maple syrup ou outro adoçante líquido à vossa escolha.
Esta receita serve apenas duas pessoas.
Ingredientes
- 1 chávena de quinoa (=110g de quinoa crua) demolhada (30 min.) e depois cozida em 1 ¾ chávenas de água
- 2 maçãs vermelhas com casca partidas em pequenos pedaços (200g)
- sumo de 1 limão (10ml)
- 1/3 de chávena de sultanas (60g)
- 1/3 de chávena de nuts laminadas e tostadas na frigideira (usei castanha do Pará, podem usar também combinada com amêndoa)
- ¼ de chávena de folhas de hortelã partidas em juliana (10g)
- ¼ de chávena de folhas de espinafre partidas em juliana (10g)
- 1 colher de chá de canela
- sal qb
- pimenta preta qb
- raspas de gengibre fresco no final – opcional
Molho agridoce de tahine
- 1/4 de chávena de tahine
- 3 colheres de sopa de água
- 2 colheres de sopa de maple syrup (ou outro adoçante líquido à escolha)
- 1 colher de sopa de vinagre de macã
- + 2 – 3 colheres de água para retificar a textura no final
Como se faz a bowl de quinoa com maçã e nuts?
- Coloca-se a quinoa a cozer depois de ter demolhado (mínimo 30 min.) e depois de cozida, solta-se com um garfo e coloca-se a arrefecer.
- Prepara-se a maçã e rega-se com o sumo de limão e reserva-se.
- Prepara-se o molho tahine: numa taça coloca-se o tahine e adiciona-se as três colheres de água, o maple syrup e o vinagre e mexe-se bem com uma colher até dissolver bem o tahine. Reserva-se.
- Numa taça grande coloca-se a quinoa, adiciona-se a maçã, a hortelã, os espinafres e as sultanas e metade da mistura de nuts (e reserva-se a outra metade) e polvilha-se com a canela.
- Antes de juntar o molho tahine à salada vamos adicionar um pouco mais de água (entre 3 a 5 colheres) para o molho ficar um pouco mais líquido pois entretanto engrossou. Rega-se então com o molho tahine, envolvendo bem com os restantes ingredientes da salada.
- Distribui-se em 2 bowls (taças médias) e polvilha-se com as restantes nuts.