Húmus de Beterraba
É mais uma receita de húmus que vos trago esta semana, desta vez com nova cor, novo formato e também com um novo ingrediente, a beterraba.
Eu adoro beterraba de todas as maneiras e feitios e gosto ainda mais de comer o seu caule e folhas, quer cruas em saladas (as mais pequeninas), quer salteadas com alho, quer picadinhas em sopas (as maiores). Aqui em casa também usamos muito a beterraba para fazer os nossos sumos matinais. A beterraba, além de muitos outros benefícios, é muito rica em ferro e foi uma das minhas aliadas principais no combate à anemia nas duas gravidezes. No entanto a maior parte das pessoas que conheço não gosta de beterraba porque diz que “sabe a terra”. Pois bem nesta receita de húmus de beterraba, o sabor mais intenso da beterraba funde-se com o do grão, tornando-o quase imperceptível.
Assim acaba por ser uma sugestão interessante para amantes de húmus e desamantes de beterraba pois não sabe muito a beterraba, podendo ainda começar por ser uma boa desculpa para começar a ingerir este tubérculo mega poderoso para a nossa saúde.
A proposta que faço é a de barrarem este húmus de beterraba numa tosta de pão alentejano e servirem-na com fatias de abacate, folhas de rúcula e tomate cereja, finalizando com um fio de azeite e um toque de pimenta preta moída na hora.
Também podem consumir este húmus na sua forma mais clássica: com palitos de vegetais (cenoura, aipo, courgette ou pepino por exemplo).
Gosto muito de húmus de grão e adoro recriar a receita original com mais elementos à mistura. Experimentem também esta minha receita de húmus de batata-doce que costuma fazer muito sucesso.
Para aprender a fazer um húmus super cremoso, espreitem este artigo onde dou 4 Dicas para um Húmus mais cremoso.
Vamos então ao nosso húmus de beterraba.
Ingredientes
- 1 e 1/12 chávenas de grão cozido
- 1/2 ou 1/4 de beterraba cozida (consoante a intensidade pretendida)
- 1-2 colheres de sopa de tahini
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 dente de alho
- sumo e raspa de 1 limão
- água qb para se obter uma textura cremosa
- 2 colheres de chá de cominhos (prefiro usar em sementes do que em pó)
- pitada de pimenta preta
- flor de sal
- fio de azeite, sementes de sésamo e pimenta preta para polvilhar
Como se faz o húmus de beterraba?
1. Coloca-se o grão, a beterraba, o tahini, o azeite e o sumo de limão num processador de alimentos e bate-se. Junta-se o alho, a pimenta e os cominhos e continua-se bater (cerca de 2-3 min.), adicionando aos poucos a água para se obter um puré mais fofo e cremoso.
2. Na hora de servir rega-se com um fio de azeite, um pouco de pimenta preta moída na hora e sementes de sésamo.
3. Leva-se ao frigorífico para servir fresco.