Pataniscas de grão
Pataniscas de bacalhau é um prato que me faz viajar até à minha infância, um clássico em casa a minha mãe que tinha no meu pai o seu maior fã. Na verdade naquela altura eu nem as valorizava muito. Achava as pataniscas da minha mãe aborrecidas porque, na maior parte das vezes, ela não usava nem cebola, nem salsa picadas (o meu pai não gostava) que faziam toda a diferença. Comecei a gostar de pataniscas mais tarde, e já fora de casa, porque eram feitas conforme a receita original e em casa da minha mãe quase só sabiam a ovo e farinha… E o sabor intenso do ovo nunca foi muito a minha praia. Desde que me tornei vegetariana que já tinha feito várias tentativas de pataniscas de grão mas nenhuma me calhava bem, nem a suposta receita infalível da Gabriela Oliveira. Entretanto fui ajustando e criei esta que fui aprimorando ao logo do tempo e que agora acho que está mesmo perfeita.
Para os verdadeiros amantes de ovo, usem sal negro dos Himalaias (kala namak) e conseguem obter um sabor muito aproximado, pois a farinha de grão combinada com este sal, chega mesmo a parecer que se está a comer algo com ovo. Curiosamente nestas pataniscas não uso cebola, mas não se sente nada a falta! Aqui vos deixo mais uma proposta, com todo o sabor e 100% vegetal, acompanhada com o clássico arroz de tomate e com couve salteada.
Notem que esta polme está mesmo feita para fritar, tal como as pataniscas originais. Se preferirem fazer no forno ou numa fritadeira de ar quente terão que reduzir a quantidade de água para a massa ficar um pouco menos líquida.
Espero que gostem tanto quanto nós! Esta receita rende 12 pataniscas de grão.
Ingredientes
- 2 chávenas de grão-de-bico previamente cozido (260g)
- 3/4 chávena de água (±180 ml)
- 4 colheres de sopa de farinha de grão (40g)
- 8 colheres de sopa de araruta (40g) – podem usar amido de milho
- 1 cenoura média (90g)
- 1 colher de chá de curcuma
- 2 colheres de sopa de alho em pó
- 1 colher de café de gengibre em pó
- 1 colher de café de paprika fumada
- pimenta preta a gosto
- sal negro a gosto
- salsa picada qb
- fio de azeite
Como se fazem as pataniscas de grão?
1. Juntam-se todos os ingredientes num processador de alimentos e bate-se bem. Adicionam-se as farinhas e volta-se a bater.
2. Moldam-se as pataniscas e fritam-se numa frigideira só com um fundo de azeite. Em alternativa podem-se colocar no forno ou numa fritadeira de ar quente (mas não se esqueças de fazer os ajustes necessários para secar um pouco mais a polme).