Como fazer detergente caseiro para a loiça
É mais uma receita de DIY (Do it Yourself) daquelas que eu adoro! Fico mesmo contente quando consigo fazer em casa produtos de cosmética e limpeza substitutos dos de compra, recorrendo a ingredientes naturais e sem químicos, que cumpram exatamente a mesma função sem por em risco a nossa saúde, a do planeta e ainda por cima que não nos pesem na carteira.
Já me aventurava há algum tempo nos detergentes caseiros, até já aqui dei a receita do multiúsos que costumo fazer com nozes de saponária, mas para a loiça foi a primeira vez e a coisa correu bem.
A receita não é minha e os créditos estão bem visíveis na imagem que escolhi como destaque deste post, que é de um Blog que gosto muito O Blog da Horta Biológica.
De qualquer modo quer aqui deixar algumas notas minhas:
- A minha receita ficou mais bastante mais grossa do que a do vídeo, ou seja, o meu detergente acabou por ficar mais concentrado.
- O detergente é muito durável. Apesar de ter guardado o meu no frigorífico nos primeiros tempos, depois passei-o cá para fora. Não era prático estar sempre a ir ao frigorífico. Deste modo acabei por testar também a durabilidade do produto. O meu ainda não se estragou e dura há 2 meses. Tenho máquina de lavar loiça, note-se que não lavo tudo à mão.
- Armazenei num frasco com doseador para ter sempre à mão no lava-loiça. Vamos então, sem mais demoras, à receita.
Vão precisar de:
- 4 limões partidos em rodelas (sem caroços)
- 700ml de água
- 120ml de vinagre
- 250g de sal marinho
- 1 panela
- 1 coador ou pano de voal
- 1 liquidificador
Como se faz o detergente caseiro para a loiça?
- Colocam-se os limões e 300ml de água na panela, leva-se ao lume e deixa-se ferver por 20 minutos, mexendo frequentemente.
- Coloca-se a mistura no liquidificador, acrescenta-se 400ml de água e bate-se por cerca de 2 minutos ou até se obter um creme homógeneo.
- Coa-se, com a ajuda de um coador ou um de pano de voal, para dentro da panela.
- Adiciona-se o vinagre e o sal marinho.
- Ferve-se por mais 15 minutos até engrossar, mexendo frequentemente.
- Guarda-se num frasco de vidro no frigorífico.
Podem ver no Youtube o vídeo passo a passo também que torna tudo mais simples.
Imagem: O Blog da Horta Biológica